quarta-feira, 4 de março de 2009

Nota do Secretariado Nacional do PCB

PCB DESTITUI DIREÇÃO DO PARTIDO NA PARAÍBA!

Por iniciativa do Comitê Regional do PCB na Paraíba, em agosto de 2007 o TRE desse Estado cassou o mandato do Governador Cássio Cunha Lima (PSDB) por corrupção eleitoral e determinou a posse do segundo colocado, o Senador José Maranhão (PMDB).
O Comitê Central do PCB recorreu contra a posse do segundo colocado, pedindo a anulação de todo o processo eleitoral e a convocação de novas eleições gerais no Estado para Governador, Senador, Deputado Federal e Estadual. Entendemos que o abuso de poder contaminou todo o processo eleitoral no Estado, já que as campanhas para Governador influenciam as dos demais cargos estaduais.
O TRE da Paraíba e o TSE rejeitaram a tese do PCB, o que resultou na recente posse do segundo colocado. Em Nota Pública, a Direção Nacional do PCB deixou claro "que o PCB não terá qualquer participação no novo governo do Estado da Paraíba, com relação ao qual guardaremos total independência política".
Foi com perplexidade, portanto, que tivemos conhecimento de que membros da direção regional do Partido na Paraíba tomaram posse ontem em cargos de confiança, nomeados pelo novo Governador do Estado.
Diante disso, o Secretariado Nacional do PCB decide: a - destituir, política e juridicamente, toda a direção regional do PCB na Paraíba e desautorizar qualquer militante no Estado a falar em nome do Partido; c - instaurar processo de natureza disciplinar contra todos os membros do PCB que assumiram cargos de confiança no novo governo ou que tenham contribuído nesse sentido; d - considerar como expulsos do PCB todos os que se mantiverem nos cargos assumidos, a partir desta data.
O PCB certamente tirará lições deste episódio, em que acabou sendo usado, de forma reincidente, por carreiristas e oportunistas, numa disputa entre setores da oligarquia pelo controle da máquina do Estado.
A reconstrução do Partido no Estado da Paraíba terá que ser obra de verdadeiros comunistas, que não confundam o PCB com qualquer agremiação burguesa ou reformista.

Rio de Janeiro, 4 de março de 2009
Ivan Pinheiro Secretário Geral do PCB Pelo SECRETARIADO NACIONAL DO PCB

Nenhum comentário: